quarta-feira, 16 de setembro de 2009

TIRANDO FORÇAS DA FRAQUEZA - 2ª Co. 12:1-10 - Mensagem Domingo à Noite na PIB - 30-08-09


"Se é necessário que me glorie, ainda que não convém, passarei às visões e revelações do Senhor. Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos, foi arrebatado ao paraíso até ao terceiro céu (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe) e sei que o tal homem (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe) foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir. De tal coisa me gloriarei; não, porém, de mim mesmo, salvo nas minhas fraquezas. Pois, se eu vier a gloriar-me, não serei néscio, porque direi a verdade; mas abstenho-me para que ninguém se preocupe comigo mais do que em mim vê ou de mim ouve. E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte. Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim. Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte."

A LISTA DOS HERÓIS DA FÉ

O capítulo 11 de Hebreus nos mostra os exemplos de homens de Deus, como Gideão (que pediu provas a Deus sobre o seu chamado e venceu o exército inimigo lutando apenas com 300 homens), Baraque (que se aliou a Débora para lutar por Israel), Samuel, profeta do Senhor (Deus não deixou nenhuma de suas palavras cair por terra - 1ª Sm. 3:19), Davi (homem segundo o coração de Deus). Suas vidas marcaram as nossas. Foram pessoas tão usadas por Deus às vezes pensamos que jamais seremos como algum deles. O v.34 diz que uma das coisas que eles fizeram foi "tirar forças da fraqueza".


PAULO TAMBÉM APRENDEU A TIRAR FORÇAS DA FRAQUEZA (2ª Co. 12:1-10)

A experiência que ele teve com Deus (embora o texto não afirme que seja ele, mas nós percebemos que era) foi verdadeira, diferente das experiências dos falsos mestres que rondavam a igreja de Corinto. Toda experiência com Deus transforma a nossa vida, e foi o que aconteceu com Paulo.
A experiência de Paulo foi:
1) quando ele já era crente em Cristo - v.2 = "Conheço um homem em Cristo ..."
2) há 14 anos atrás da data em que ele escreveu a carta (v.2).
3) uma experiência tão marcante que ele não sabia se seu espírito estava no corpo ou não (v.3).
4) que ele havia sido arrebatado para o terceiro céu, onde Deus habita (v.4).
5) que ele ouviu palavras que não cabia a nenhum ser humano ouvir (v.4).

A experiência e revelação que Paulo teve foi tão grande, que ele teria todo motivo de se orgulhar se comparasse a mesma com as experiências de outros crentes, pois são poucos os mesmos que passam por tal experiência.

Para que ele não se orgulhasse, o Senhor permitiu ter uma outra experiência: ter um ESPINHO NA CARNE. E é olhando para tal espinho que nós aprendemos a tirar FORÇAS DA FRAQUEZA.

De que maneira eu posso tirar FORÇAS DA FRAQUEZA? Seguindo o exemplo de Paulo:

I- PRECISAMOS RECONHECER QUE TODOS TÊM UM "ESPINHO" NA CARNE, E ENTENDERMOS O SEU PROPÓSITO EM NOSSAS VIDAS (v.7)
1) O espinho na vida de Paulo foi:
a) uma doença?
b) um demônio opressor?
c) perseguição dos judeus? (pois em todo o seu ministério ele sofreu oposição dos mesmos).
d) uma esposa que era sua cruz?

Os mais estudiosos da Bíblia não chegaram à conclusão perfeita sobre o que era este tal espinho. O que a Bíblia nos mostra é que era UM MENSAGEIRO DE SATANÁS, QUE O ESBOFETEOU PARA QUE ELE NÃO SE GLORIASSE.
Se Satanás quer que nos exaltemos, por que ele enviaria um demônio para fazer isso com Paulo? Deus foi quem permitiu isso, Ele não queria que Paulo se orgulhasse, e permitiu que um demônio o tocasse para tal. O diabo só pode agir na nossa vida, nós salvos em Cristo, com a permissão de Deus, basta olhar para a vida de Jó.

2) Na nossa vida, o espinho na carne pode ser:
a) um empecilho.
b) uma fraqueza.
c) uma oposição.

Já ouvi uma estória real de um pastor cujo espinho era sua esposa, ela não se envolvia na obra de Deus. Para outras pessoas são seus filhos, para outros, o marido, a esposa, para outros ainda um defeito no temperamento, um trauma na vida, uma fraqueza que precisa ser constantemente vencida, e enfim, há pessoas que tem como espinho perseguições constantes de pessoas nas suas vidas. Uma coisa é certa: TODOS NÓS TEMOS UM ESPINHO NA NOSSA VIDA, o qual precisamos aprender a lidar com ele. Se não existisse, nosso amado Salvador não teria dito:

"Se alguém quer ser meu discípulo, tome a sua cruz, dia-a-dia, e siga-me" Lc. 9:23

Este espinho pode durar por uma fase na nossa vida, ou mesmo a vida toda, para que sejamos sempre humildes, e cada vez mais humanos com as pessoas.

PODEMOS TIRAR FORÇAS DA FRAQUEZA ...

II- DEVEMOS PARAR DE PEDIR A DEUS PARA TIRAR O QUE ELE NÃO QUER TIRAR DAS NOSSAS VIDAS (vs.8,9a)
Deus quer que aprendemos a lidar com o nosso espinho na carne.
Se você está percebendo que existe algo em sua vida, daquilo que foi mencionado, que você sempre busca a resposta em Deus, e Deus nunca responde, pode ser que ainda não chegou o tempo dEle de te responder, ou pode ser este o seu espinho na carne. Mas não se apavore. O Senhor que nos ensinar a lidar com isso. Ele nos diz:

"A MINHA GRAÇA TE BASTA, PORQUE O PODER SE APERFEIÇOA NA FRAQUEZA." 12:9

GRAÇA é "favor imerecido", de Deus para nós. Tudo o que Deus faz por nós, tudo, é porque Ele decidiu fazer. Nós não merecíamos. Jesus disse: "Ninguém tira a minha vida de mim, eu a dou" (Jo. 10:17,18). Antes de morrer Jesus disse que poderia pedir a Deus para enviar anjos para evitar que morresse na cruz (Mt. 26:53), porém Ele quis entregar sua vida por nós.
Meu(minha) amado(a), o que Deus fez e faz por nós é o suficiente para nós, Ele não tem obrigação de fazer tudo o que a gente quer, Ele faz o que quer.
Talvez o teu espinho te deixa tão fraco, que você pensa que não vai aguentar mais viver a jornada da vida cristã. Além da graça de Deus, lembre-se que:

"É NA HORA DA SUA FRAQUEZA QUE O PODER DE DEUS SE APERFEIÇOA." 12:9b

POSSO TIRAR FORÇAS DA FRAQUEZA ...

III- ENTENDERMOS QUE SOMOS FORTES QUANDO NOS RECONHECEMOS AS NOSSAS FRAQUEZAS (vs.9b,10).
Quando entendemos isso, experimentamos na pele o que Cristo quis dizer com as seguintes palavras:

"SEM MIM NADA PODEIS FAZER." Jo. 15:5

Irmãos, só conseguimos viver a vida cristã completamente na força que vem do Espírito Santo de Deus que habita em nós, pelas nossas forças somos incapazes disso. Mas quando entendemos e aceitamos isso, e passamos a viver sempre na dependência de Deus, é que o poder de Deus se manifesta em nós, vem uma força de dentro de nós, e nos impulsiona a agir com força diante daquela circunstância, daquele espinho.

"Porque, de fato, (Cristo) foi crucificado em fraqueza; contudo, vive pelo poder de Deus. Porque nós também somos fracos nele, mas vivemos, com ele, para vós outros, pelo poder de Deus." 2ª Co. 13:4


CONCLUINDO

Os problemas da vida não nos dão alegria, mas, se quando estamos fracos, é que Deus age com poder em nós, se quando estamos fracos, é que realmente somos fortes, então olhemos o lado bom de passar por fraquezas, injúrias, necessecidades, perseguições e angústias, não em benefício próprio, mas por amor a Cristo, e forças de Deus surgirão dentro em nós para continuarmos lidanddo com o espinho, ou os espinhos das nossas vidas.

Reconhecemos nossa incapacidade, para que, em Cristo, sejamos fortes. Vamos ser fortes em Cristo! Vamos deixar que Seu poder se aperfeiçoe em nossas fraquezas, e realmente veremos FORÇAS SURGIREM DAS FRAQUEZAS.

Se você quer se entregar a Cristo hoje, reconheça sua incapacidade de ser salvo, de ser liberto e transformado, reconheça que Jesus foi suficiente para você, quando morreu na cruz para perdoas os seus pecados, Ele te ama (Jo. 3:16). Se hoje você crer nEle de todo o seu coração, se entregar a Ele, e admitir com sua boca que precisa dEle para ser salvo, você verá sua vida levantar diante das suas fraquezas. Você será uma nova pessoa, e sua vida passada não mais importará, pois Cristo te salvarã, te libertará, e lhe dará a vida eterna.

Paz do Senhor Jesus Cristo a todos!
Blog Widget by LinkWithin

0 comentários:

 

PR. ANDERSON SERAPHIM - JESUS CRISTO NÃO É UMA OPÇÃO DE VIDA, É A ÚNICA FORMA DE VIDA Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template