terça-feira, 1 de setembro de 2009

TRADICIONAL x PENTECOSTAL - Parte 2 - Tradicional ou Pentecostal?

Muitos tradicionais me consideram pentecostais. Já muitos dos meus irmãos pentecostais me consideram tradicional. Muitos irmãos, pastores ou não, dizem que não se pode ficar em cima do muro: ou se é tradicional ou se é pentecostal. Mas qual é o lado correto, já que cada um levanta a sua bandeira, dizendo ter base bíblica? Quer saber mesmo a verdade? Os dois lados estão certos. Vejo que ambos os lados têm pontos certos e errados. Eu extraio para mim aquilo que é certo de ambos os lados, e deixo de lado tudo aquilo que está errado. Faço isso por 4 motivos:


1) De fato, nem os tradicionais nem os pentecostais têm 100% da razão em suas doutrinas.

2) Em 1ª Tessalonicensses 5:21 está escrito: “ ... julgai todas as coisas, retende o que é bom” (RA).


3) Em 1ª Coríntios 3:1-8, os irmãos da igreja de Corinto discutiam sobre quem era melhor servo de Deus e pregador da Palavra. Apolo era eloqüente, e Paulo era um mestre no ensino. Diziam: “Eu sou de Paulo” e “Eu sou de Apolo” (v.4). Paulo disse que pensar assim é “andar segundo os homens” (v.4). Inspirado pelo Espírito Santo, Paulo nos ensina que tanto ele quanto Apolo são servos de Deus e que nós não devemos pensar como os coríntios. Aplicando ao nosso contexto, nem tradicional nem pentecostal: ambos são servos de Deus.

4) Todos somos pentecostais, pois a igreja surgiu no Pentecostes, com a descida do Espírito Santo, e também todos somos tradicionais, pois seguimos as tradições de líderes e irmãos da igreja primitiva.


Parece que a maioria dos crentes hoje não sabe seguir um Cristianismo sem rotular as pessoas: “Você é tradicional ou pentecostal?” Muitos tradicionais, ao descobrirem que um irmão em Cristo é pentecostal, no seu coração já o CONDENAM. Muitos pentecostais, ao descobrirem que um irmão é tradicional, já o DESPREZAM em seu coração. Isso sim é “andar segundo os homens”. Temos de aproveitar o que há de melhor em ambos os lados.

Bom, se pensar assim é estar “em cima do muro”, prefiro ser rotulado assim. Pelo menos, andando em cima do muro não caio nem para a direita e nem para a esquerda, mas mantenho o EQUILÍBRIO, que é o que a Palavra de Deus nos ensina. Estudaremos isto no próximo artigo.
Blog Widget by LinkWithin

0 comentários:

 

PR. ANDERSON SERAPHIM - JESUS CRISTO NÃO É UMA OPÇÃO DE VIDA, É A ÚNICA FORMA DE VIDA Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template