quarta-feira, 25 de novembro de 2009

COMO VOCÊ ENFRENTA AS PROVAÇÕES DA VIDA?



SÉRIE DE MENSAGENS NO LIVRO DE TIAGO
TIAGO 1:2-18

Você sabe qual é a diferença entre PROVAÇÃO e TENTAÇÃO?
Vejamos:

1) PROVAÇÃO = significa "adversidades externas". Toda provação vem de Deus.
Às vezes nos perguntamos porque Deus nos envia provações, mas algumas respostas se encontram nas seguintes passagens bíblicas: Êxodo 20:20 (para aprendermos a TEMER a Deus) e Deuteronômio 13:3,4 (para que saibamos se realmente amamos a Deus ou não). Sejam quais forem as provas que enfrentemos, o Senhor está sempre no controle. Muitas vezes achamos que não vamos aguentar uma provação, mas Deus nos deu a promessa que podemos suportar.

2) TENTAÇÃO = significa "adversidades externas e internas". A primeira tentação teve origem através de Satanás, quando tentou Eva no jardim do Éden (Gn. 3). Embora toda tentação tenha a mão do diabo, a responsabilidade é dada a nós para dominarmos cada uma que enfrentamos (veja Tiago 1:13-15). O objetivo da tentação é nos afastar de Deus, e também nos destruir. Somos tentados diariamente, porém, o Senhor está nos vendo, e pode nos livrar de todas elas.

Você sabe identificar quando você passa por uma PROVAÇÃO e quando você passa por uma TENTAÇÃO? Todo crente em Cristo deve saber identificar. A Palavra do Senhor nos dá orientações para que possamos fazer isso:


I- DEVO SABER QUE EU NÃO SOU O ÚNICO QUE PASSA POR PROVAÇÕES (Tg. 1:2a)
Neste texto, sabemos disso por causa da palavra "meus irmãos". Quando Tiago instruí acerca das provações, não está falando com estranhos, mas com irmãos na fé em Cristo. Saber que outros irmãos passam problemas iguais e até piores do que eu, traz consolo ao meu coração, porque o que eu enfrento não é uma novidade para o mundo, outros estão enfrentando. Se eles obtém do Senhor a vitória, eu também obterei. Veja 1ª Pe. 5:8,9.


II- TER ALEGRIA NAS PROVAÇÕES (Tg. 1:2)
Alegria não por causa da provação, pois ninguém fica alegre por isso, e sim NA provação. Ao passar pela provação posso ter certeza de que mais cedo ou mais tarde o meu Deus vai me tirar da dificuldade. Ele está apenas moldando meu caráter através das circunstâncias. Lembre-se que toda provação vem do Senhor, para o nosso próprio benefício, para que aprendamos a PERSEVERAR (v.3). Veja também Lc. 8:15; Rm. 5:3; Hb. 10:36.
De vez em quando oramos: "Senhor, quero crescer espiritualmente, quero Te conhecer mais, ser mais íntimo Teu". Só podemos chegar a esta comunhão com muita perseverança, que é trabalhada em nós pelas provações. Isso quer dizer que, SE EU SOU UM CRENTE PERSEVERANTE, SOU UM CRENTE MADURO.
Enquanto a prova não é retirada, preciso:


III- PEDIR SABEDORIA A DEUS PARA LIDAR COM AS PROVAÇÕES (Tg. 1:5-8)
Sem duvidar, pois se duvidar, além de não alcançar a sabedoria, serei inconstante, e nunca alcançarei a vitória.


IV- DEVO LEMBRAR QUE AS MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS SÃO PASSAGEIRAS (Tg. 1:9-11)
Deus pode levar o pobre a ter muitos bens, mas a sua maior alegria não está nos bens, mas na sua riqueza espiritual, que é servir ao Senhor com maturidade.
Deus pode levar um rico a perder quase tudo o que tem, mas ele deve buscar a satisfação no relacionamento diário com Deus, não na "suficiência" das riquezas.
Querer ter bens não é pecado, nem errado, desde que à medida que vamos conquistando vamos consagrando e usando para a glória do Senhor, pois ambicionar o dinheiro e viver por ele, só nos levará para mais distante do Senhor.


V- SUPORTE AS PROVAÇÕES: HÁ RECOMPENSA (Tg. 1:12)
Uma das recompensas, e a melhor delas, é o cumprimento, o recebimento da vida eterna, morar no céu com Cristo, sem dor, sem tristeza, pecado, morte, etc.
Outra recompensa, embora sendo passageira, é a bênção do Senhor neste mundo material, segundo a Sua vontade e determinação. Cristo sabe que, se não abençoasse Seus filhos materialmente, pelo menos um pouco, sofreriam até que a vida eterna se concretizasse, por isso prometeu-nos abençoar ainda nesta vida (Mc. 10:28-30 e Mt. 19:28-30).


Irmãos, enfrentemos as provações de cabeça em pé, e mesmo que estejamos "no vale da sombra da morte", o Senhor não irá jamais nos abandonar. Dê graças ao Senhor no meio da provação, logo ela passará, e você será mais maduro, uma pessoa perseverante, e abençoada por Deus.
Blog Widget by LinkWithin

0 comentários:

 

PR. ANDERSON SERAPHIM - JESUS CRISTO NÃO É UMA OPÇÃO DE VIDA, É A ÚNICA FORMA DE VIDA Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template