quarta-feira, 25 de novembro de 2009

PERSEVERANÇA NAS PROVAÇÕES



SÉRIE DE MENSAGENS NO LIVRO DE TIAGO
TIAGO 1:2-4

 

No último artigo da série de estudo em Tiago, vimos acerca de como devemos enfrentar as provações. Depois de pregar esta mensagem na igreja, o Senhor falou ao meu coração para ainda não passar para o capítulo 2, mas para que ainda pregasse no capítulo 1, não sobre as provações em si, mas sobre a PERVERANÇA NAS PROVAÇÕES. Enfrentando pessoalmente algumas provas, o Senhor me disse: "Não reclame, apenas confie em mim, eu já te prometi outrora te dar uma grande vitória!" Então, o Senhor me levantou em meio a grandes lutas, e me deu um novo ânimo, e por isso, não posso deixar de te passar esta palavra.


1) O QUE É PERSEVERANÇA?
Segundo o dicionário significa "CONSTÂNCIA", "FIRMEZA", "PACIÊNCIA", "ESTABILIDADE".


2) POR QUE PRECISAMOS PERSEVERAR?
Não há um outro caminho, mais fácil, ao invés da perseverança? NÃO! A Palavra do Senhor nos orienta que perseverar é uma necessidade nossa. Em HEBREUS 10:36, a palavra NECESSIDADE (na versão Atualizada) significa "CARÊNCIA". Temos carência de persevança, de "estabilidade". Para aprendermos a ser estáveis, precisamos primeiro aprender a perseverar. Perseverar é ter "paciência", muita paciência, determinação, e somente depois disso é que colhemos os frutos. O problema é que é difícil para nós ESPERAR COM PACIÊNCIA E DETERMINAÇÃO.
Em ROMANOS 12:12, a palavra "pacientes" (na tribulação) significa "não retirar-se ou fugir", "aguentar bravamente". Meu irmão, seja paciente, não desista, enfrente a provação de cabeça em pé. Logo, logo ela vai se acabar.
Precisamos perseverar também porque não somos disciplinados, nem na vida cristã e nem em muitas áreas das nossas vidas, não é mesmo? Veja HEBREUS 12:7, onde a Palavra declara que devemos ser perseverantes para aprender a DISCIPLINA. Disciplina muitas vezes soa mau aos nossos ouvidos. Pensamos: "Ih, Papai vai me bater! Vou apanhar bastante de Deus!" A disciplina inclui isso, mas não é apenas isso. No original, esta palavra também tem o sentido de "CORREÇÃO DE ERROS E CONTENÇÃO DAS PAIXÕES". Quando erramos, o erro não é provação, é desobediência ao Senhor, mas quando erramos muitas vezes na mesma área, eu particularmente creio que Deus transforma o mau em bem, aquilo torna-se uma correção do Senhor, torna-se uma provação, porque depende do Senhor o término da mesma. Ele só a retirará quando ver que aprendemos a lição. É correção, para aprendermos a ser disciplinados, e não errar mais naquilo.
Como a palavra disciplina significa também "contenção das paixões", penso porque muitas pessoas demoram para namorar, porque primeiro, antes de namorar, precisar aprender a dominar seus desejos sexuais.
Com o intuito de nos disciplinar, o Senhor usará diversas maneiras: misericórdia, ordens, repreensões, etc.


3) QUAIS OS RESULTADOS POR SE PERSEVERAR?
ROMANOS 5:3 mostra-nos o que é TRIBULAÇÃO, significa "opressão", "pressão", "aflição", "angústias", "dilemas". Isso quer dizer que, se neste momento eu estou passando por algumas destas coisas, estou enfrentando uma TRIBULAÇÃO. Não é fácil, porém, após a tribulação, ganharemos pelo menos 3 qualidades:
1) a perseverança.
2) a experiência (um caráter provado), a experiência me ajuda a não cometer os mesmos erros.
3) a esperança - só posso ter esperança em Deus porque fui perseverante, aprendi que Deus é fiel, e sei que as próximas tribulações que enfrentarei, ainda que maiores, o Senhor também será fiel a mim. OH GLÓÓÓÓRIA!!!!


4) QUAIS ATITUDES DEVEMOS TOMAR DURANTE O TEMPO DE PERSEVERANÇA, ENQUANTO A TRIBULAÇÃO NÃO CESSA?
1) EFÉSIOS 6:18 - "vigiar", para não desistir no meio do caminho.
2) COLOSSENSES 4:2 - "perseverar com ações de graças", mesmo nas lutas, nunca tomar uma postura de murmuração, mas buscar sempre agradecer ao Senhor por nos sustentar nas lutas, por providenciar o que precisamos, pela Sua fidelidade em nossas vidas.

VOCÊ PODE NÃO SABER SE VAI CONSEGUIR TER OS RECURSOS NECESSÁRIOS PARA VIVER O AMANHÃ, MAS AO OLHAR O PASSADO, VOCÊ PODE TER A CERTEZA ABSOLUTA DE QUE DEUS SEMPRE FOI FIEL E NUNCA TE DEIXOU FALTAR NADA.


Bom, isso só nos mostra que podemos confiar em Jesus, nosso Senhor, Ele será fiel também quanto ao AMANHÃ.

SEJAMOS PERSEVERANTES, SEMPRE FIRMES, NÃO VAMOS DESISTIR!
Blog Widget by LinkWithin

0 comentários:

 

PR. ANDERSON SERAPHIM - JESUS CRISTO NÃO É UMA OPÇÃO DE VIDA, É A ÚNICA FORMA DE VIDA Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template