sábado, 26 de dezembro de 2009

AS DUAS SABEDORIAS - Tiago 3:13-18



SÁBIO segundo a Bíblia é aquele que pratica a piedade, ou seja, que busca viver uma vida íntegra, reta diante de Deus, fazendo o que agrada a Ele.

Muitos de nós julgam-se sábios, entretanto a Bíblia nos ensina que a sabedoria de Deus em nossas vidas deve ser demonstrada não somente através das nossas palavras, mas muito mais através das nossas ações. Assim como a fé, a sabedoria também sem as obras é morta.

O sinal que uma pessoa tem a sabedoria divina em sua vida é quando ela demonstra possuir um espírito humilde.

Existe uma sabedoria que não procede de Deus, enquanto que a outra sim. Vejamos o que a Palavra do Senhor nos ensina sobre ambas sabedorias:


A SABEDORIA QUE NÃO PROCEDE DE DEUS
Tiago 3:14-16

Conhecimento não é sabedoria. Conhecimento é "ter idéia, noção, informação das coisas existentes", enquanto que SABEDORIA é como lidamos com o conhecimento adquirido, é o conhecimento colocado em prática, da forma certa. Partindo deste ponto, já eliminamos o conceito de que um crente cheio de informações é um crente sábio, pois o crente que é sábio demonstra o mesmo conhecimento, porém somado com a prudência, a sobriedade, a simplicidade, e outras atitudes.

A sabedoria que não procede de Deus é:

1) INVEJA AMARGURADA (v.14) - significa "rivalidade invejosa, zelo punitivo amargo". Quando vejo crentes e pastores que estão servindo a Deus com um sentimento de competição e rivalidade, não posso enxergar sabedoria nestas pessoas, pois aparentam uma coisa, mas suas ações demonstram algo totalmente fora do ensinamento bíblico.

2) SENTIMENTO FACCIOSO (v.14) - significa "partidarismo". Como um crente que toma partido em favor do erro pode achar que é sábio? Isso não é possível diante de Deus. Isso é pecado! Não há nada de sábio defender ou seguir o erro ou apoiar a atitude errada de alguém, seja ela quem for.

Um crente que tem em seu coração inveja amargurada e sentimento faccioso é uma pessoa SOBERBA e MENTIROSA, é o que está escrito no versículo 14, e aonde há estas coisas, ali há também todo tipo de coisas ruins.

Tal "sabedoria" é:

TERRENA = deste mundo.
ANIMAL = vem da natureza.
DEMONÍACA = influenciada por espíritos malignos.

Em contraste a esta "sabedoria", encontramos a VERDADEIRA SABEDORIA ...



A SABEDORIA QUE PROCEDE DE DEUS
Tiago 3:17-18

A sabedoria que vem do Senhor para as nossas vidas é:

PURA - certa, segura.

PACÍFICA - é uma paz verdadeira (lembra que Jesus nos ensinou que a paz que Ele dá não é como a que o mundo dá?).

INDULGENTE - respeita os sentimentos dos outros.

TRATÁVEL -
disposto a ouvir e a obedecer outros, disposto a ceder.

CHEIA DE MISERICÓRDIA - sempre disposto a perdoar outros, a exercer misericórdia pelos outros, lembrando-se sempre que de quem é.

IMPARCIAL - não toma partido para o mal, para o erro.

SEM FINGIMENTO - é verdadeira.


Um crente que pensa ser SÁBIO deve analisar se tem estas características em seu coração, só assim ele pode ser convencido de que realmente, aos olhos do Senhor e dos irmãos em Cristo, é SÁBIO, e mesmo após se convencer disso, não deve usar para sua própria glória, mas como instrumento de Deus em sua vida e nas vidas de outros.

Sejamos sábios, como o Senhor quer.
Blog Widget by LinkWithin

0 comentários:

 

PR. ANDERSON SERAPHIM - JESUS CRISTO NÃO É UMA OPÇÃO DE VIDA, É A ÚNICA FORMA DE VIDA Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template