terça-feira, 22 de dezembro de 2009

TESOURO EM VASOS DE BARRO - 2ª Coríntios 4:7-10


 O contexto está falando sobre a GLÓRIA DE DEUS, que era a luz brilhante que rodeava a Sua presença. Esta mesma glória:

1) Guiou o povo de Israel para fora do Egito, e depois como uma coluna de nuvem (durante o dia) e como uma coluna de fogo (durante a noite) - Êxodo 13:21,22.

2) Mais tarde encheu o tabernáculo erguido por Moisés (Êx. 33:8-13; 40:34-38).

3) Encheu o templo de Salomão (1ª Reis 8:10,11).

4) Afastou-se nos dias de Ezequiel por causa dos pecados do povo de Israel (Ez. 10:4,18,19; 11:23).

5) Voltou quando Jesus tornou-se carne e habitou entre nós (Jo. 1:14).

Esta glória, que emana da presença de Deus, manifestou-se na face de Moisés, quando ele descia do monte, após ter comunhão com o Senhor, mas ele precisava colocar um véu em sua face (1ª Co. 3:13), pois a glória do Senhor ia desvanecendo do seu rosto, e o véu amenizava este desvanecimento perante o povo israelita. Porém, esta glória está na face de Cristo e, diferente de Moisés, jamais se desvanecerá (1ª Co. 4:6). Esta mesma glória de Deus habita em nós, através da presença do Espírito Santo em nosso interior (1ª Co. 4:6,7).

Uma glória santa, habitando vasos de barro. Por isso dizemos que este TESOURO ESTÁ EM VASOS DE BARRO. Esta mesma glória, que até derrubava pessoas no chão, como foi o caso de Paulo, dentre outros, é a mesma glória que tem poder para nos fortalecer durante as circunstâncias que enfrentamos na vida. O Senhor, através de Sua presença, Sua glória, produz em nós a capacidade para lutarmos até o fim:

Somos:


1) ATRIBULADOS (2ª Co. 4:8) - o sentido original desta palavra quer dizer "prensados como uvas", "espremidos". É como as pessoas que antigamente faziam o vinho da uva através de métodos antigos. Ele colocavam uvas no lagar, e descalços pisavam-nas até que não houvessse mais nenhum caldo. As circunstâncias adversas vêm para fazer o mesmo conosco. Mas, oh glória, é quando somos prensados que, como uvas, produzimos o melhor suco, sem álcool algum, para curar os corações e vidas doentes.
Em tudo somos atribulados, porém não ANGUSTIADOS, que quer dizer, "nosso espírito não diminui", às vezes diminui o nosso ânimo, a nossa alegria, mas o Espírito Santo alimenta o nosso espírito para que, pelo Senhor, tenhamos forças para suportar e vencer as adversidades. Oh, maravilha!!!


2) PERPLEXOS (2ª Co. 4:8) - a palavra quer dizer "estar sem recursos, estar em dificuldades, ser deixado em necessidade, estar em dúvida". Quantas vezes nos encontramos em algumas dessas situações em nossas vidas, muitas, não é mesmo? Passamos momentos sem recursos para consertar o carro, sem recursos para cuidar da nossa saúde, para ter uma melhor alimentação, períodos de grandes dúvidas e questionamentos, sem obtermos qualquer resposta, e temos que continuar seguindo a frente ...
Mas não somos DESANIMADOS, que quer dizer, "não perder toda a esperança". Ainda há esperança, ela sempre permanece em nós, Jesus a deu para nós (1ª Co. 13:13), e nada vai fazer-nos perder a esperança de que o Senhor nos atenderá e fará muito mais do que pedirmos ou pensarmos (Ef. 3:20), pois Seu poder opera em nós.


3) PERSEGUIDOS (2ª Co. 4:9) - ou seja, "maltratados, incomodados". Ah, quantas vezes, muitas delas infelizmente por pessoas que se denominam cristãos, creio ser essa a pior perseguição que possamos enfrentar, porque o ímpio, coitado, está cego para a luz de Cristo, mas aquele que O conhece, causa muita tristeza em nossos corações. Independentemente de onde venha a perseguição, jamais seremos ...
DESAMPARADOS - "não ser abandonado", "não desistir de sobreviver". "Feliz aquele que é perseguido por causa do Senhor Jesus!". Além disso, "se Deus é por nós, quem será contra nós?" Temos tantas promessas a respeito, não é mesmo irmãos? "Estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos!" "Ele diz: jamais te abandonarei, jamais te desampararei" "Ainda que uma mãe se esqueça de seu filho, eu todavia jamais me esquecerei de ti!" Promessas para crentes fiéis que se esforçam para fazer a vontade do Senhor, pois "aquele que faz a vontade do Senhor permanecerá para sempre!"


4) ABATIDOS (2ª Co. 4:9) - "lançados em terra, prostrados". Muitas vezes ficamos assim mesmo, sem forças até para fazer uma oração ao nosso Deus. Mas jamais seremos ...
DESTRUÍDOS - quer dizer "arruinados, não sair inteiramente do Caminho". Abatidos, sim, mas você percebe que ainda está de pé? Percebe que ainda continua no caminho de Cristo? Mesmo com todas estas tuas dificuldades, percebe isso? Oh, irmãos, Cristo está conosco, Ele nos mantém em Seu caminho.


Creio que o resumo destes versículos seriam:

"PODEMOS PERDER AS BATALHAS, MAS JAMAIS PERDEREMOS A GUERRA".

Pois é o Senhor dos Exércitos quem peleja por nós!!!

Lembre-se de uma coisa, todas as adversidades tiram as nossas forças, mas é exatamente durante este período que mais podemos ser usados pelo Senhor, pois Ele não pode abençoar onde há orgulho, arrogância, e sim onde há humildade, dependência dEle (2ª Coríntios 12:9,10).

Fiquemos firmes irmãos!!! Tomemos posse da nossa vitória!!!
Blog Widget by LinkWithin

0 comentários:

 

PR. ANDERSON SERAPHIM - JESUS CRISTO NÃO É UMA OPÇÃO DE VIDA, É A ÚNICA FORMA DE VIDA Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template