segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

A VERDADEIRA PAZ - 26/12/09



"Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize."    JOÃO 14:27

Cristo nos deixou a verdadeira paz: é a paz que vem dEle. A paz que o mundo nos oferece não é real, nem boa e muito menos verdadeira. Ela é ilusória.

Como é a paz que o mundo dá? Pode-se experimentar diversos prazeres que o mundo oferece: drogas, bebidas alcoólicas, vícios, fornicação, adultério, baladas, "ficar", mas tais prazeres não acabam com o vazio que está dentro do coração do ser humano. Estas coisas apenas disfarçam ou preenchem este vazio, porém por muito pouco tempo. Pessoas que experimentam estes tipos de prazeres necessitam deles toda semana, caso contrário não conseguem ser felizes.

Todavia, a paz que Cristo dá preenche de tal maneira nossos corações e todo nosso ser que todas estas coisas do mundo não nos fazem falta. Por isso que o crente verdadeiro, preenchido com a paz de Cristo, vive feliz, apesar dos problemas, das dificuldades, das adversidades, etc.

A Bíblia nos oferece algumas responsabilidades que temos de cumprir para que esta PAZ reine em nossos corações diariamente:


"Justificados, pois, mediante a fé, temos PAZ com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo."
ROMANOS 5:1

O primeiro passo a ser tomado é alcançar esta paz pela primeira vez em nossas vidas. Fazemos isso quando reconhecemos e confessamos que a única maneira de se ter paz é através de JESUS CRISTO. Antes de termos paz conosco mesmo, precisamos ter paz com Deus. A Palavra de Deus nos ensina que todos nós nascemos em pecado (Sl. 51:5; Rm. 3:23; 6:23), e que por causa disso seremos condenados a viver, depois da morte, eternamente afastados da presença de Deus. Mas CRISTO veio ao mundo, morreu numa cruz, entregou sua vida por nós gratuitamente, para que não fôssemos condenados. Temos que admitir que Ele é a nossa única salvação, não nós, não nossos ídolos, não nossas obras, mas somente a obra que Ele fez por nós. Admitindo isso com o coração e com a boca, somos libertos e temos salvação, e paz interior (Rm. 3:23,24;  10:9,10,13).


"Filho meu, não te esqueças dos meus ensinos; e o teu coração guarde os meus mandamentos; porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e PAZ ... Feliz é o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire o conhecimento; porque melhor é o lucro que ela dá do que o da prata, e melhor a sua renda do que o ouro mais fino. Mais preciosa é do que pérolas, e tudo o que podes desejar não é comparável a ela. O alongar-se da vida está na sua mão direita, na sua esquerda, riquezas e honra. Os seus caminhos são deliciosos, e todas as suas veredas, PAZ."
PROVÉRBIOS 3:1,2,13-17

Depois de recebermos a Cristo e sua salvação em nossos corações, mantemos sua PAZ em nós quando guardamos os seus mandamentos e os praticamos. É necessário que leiamos sempre a Bíblia, para conhecer a vontade do Senhor para nós, e não somente ler, mas praticar aquilo que lemos. Guarda a Palavra de Deus em nossos corações nos leva a evitar o pecado (Sl. 119:11). Os versículos 13 a 17 também nos ensinam a ter PAZ: é necessário buscar a SABEDORIA DE DEUS, e fazer o possível para achá-la, e não difícil de achar, pois ela está nas palavras do nosso Deus.


"Tu, Senhor, conservarás em perfeita PAZ aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em ti."
ISAÍAS 26:3

Para que a paz de Cristo seja contínua em nossa vida é necessário também termos PROPÓSITOS FIRMES, estabelecer objetivos e metas fixos na vida, e também confiar no Senhor. Se meus objetivos são vacilantes, mudam, como poderei ter paz?


"Se possível, quando depender de vós, tende PAZ com todos os homens."
ROMANOS 12:18

Muitas vezes nos falta paz porque ficamos arrumando um jeito de criar problemas com as pessoas, implicando, desprezando, humilhando, etc., e isso tira a paz dos nossos corações. Muitas vezes observo crentes que oram, levantam as mãos, jejuam, mas vivem criando problemas com as pessoas, problemas esses que nem existem! A Palavra do Senhor é clara, NO QUE DEPENDER DE NÓS, devemos ter PAZ com TODOS OS HOMENS. Tendo paz com todos, teremos paz conosco mesmo.


"Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e PAZ, e alegria no Espírito Santo. Aquele que deste modo serve a Cristo é agradável a Deus e aprovado pelos homens. Assim, pois, seguimos as coisas da PAZ e também as da edificação de uns para com os outros."
ROMANOS 14:17-19

Estes versículos nos lembram do tópico anterior. Uma das coisas que faz parte do reino de Deus é a PAZ, que vem através do Espírito Santo em nós. Alguns crentes pensam que é possível viver um CRISTIANISMO somente diante de Deus, dizendo que não precisam ser aprovados pelos homens. Mas a Bíblia mesmo nos ensina que servir aos homens é também servir a Deus (v.14; veja também Lc. 10:27; 1ª Jo. 2:7-11; 3:14-18). Somente assim podemos também ter PAZ.


"Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a PAZ de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus."
FILIPENSES 4:6,7

Todas as vezes que tivermos PREOCUPAÇÕES, devemos lançá-las sobre o Senhor, através da oração, e descansar nEle. Todas as vezes que fizermos isso, a PAZ de Cristo estará guardando e reinando em nossos corações.


"Seja a PAZ de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos."
COLOSSENSES 3:15

A paz de Cristo reina em nossos corações quando também a deixamos dirigir toda a nossa vida, nossas decisões, nossas escolhas, nossas carreiras, cursos, casamentos, escolha de namorados, etc.


"Aparte-se do mal, pratique o que é bom, busque a PAZ e empenhe-se por alcançá-la."
1ª PEDRO 3:11

A paz de Cristo reina em nós quando, além de nos afastarmos do mal, a buscamos e fazemos todo o possível para alcançá-la, para mantê-la diante de nós. Já ouvi crentes que nunca fazem o mínimo esforço para evitar problemas, brigas, discussões, pelo contrário, parecem gostar destas coisas. Isso não é esforçar-se pela paz, isso é o contrário: não entregar-se à PAZ. Como um crente assim terá PAZ?


Então, irmãos, sigamos estes conselhos maravilhosos da Palavra do nosso Deus para que tenhamos PAZ sempre em nós, para que ter paz não seja uma novidade, um anseio, para nós, mas que seja algo comum, natural, praticar a PAZ.
Blog Widget by LinkWithin

0 comentários:

 

PR. ANDERSON SERAPHIM - JESUS CRISTO NÃO É UMA OPÇÃO DE VIDA, É A ÚNICA FORMA DE VIDA Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template